Manutenção é fundamental! Sua locadora controla as manutenções?

Assim como para o corpo humano exames periódicos são essenciais para prolongar a vida, a manutenção regular é essencial para manter a segurança e a confiabilidade do equipamento, além de ajudar a eliminar os perigos do local de trabalho. A falta de manutenção ou a manutenção inadequada podem provocar situações perigosas, acidentes e problemas de saúde para o seu equipamento.

A manutenção é uma atividade de alto risco. Tem de ser executada de uma forma segura, ou seja, todo profissional tem que estar capacitado. Atualmente os principais tratamentos para garantir uma vida longa para o seu equipamento são as manutenções:

• Corretiva
• Preventiva
• Preditiva
• Detectiva

A Manutenção Corretiva é a forma mais óbvia e mais primária de manutenção. Pode sintetizar-se pelo ciclo “quebra-repara”, ou seja, o reparo dos equipamentos após a avaria. Constitui a forma mais cara de manutenção quando encarada do ponto de vista total do sistema.

Já a Manutenção Preventiva, como o próprio nome sugere, consiste em um trabalho de prevenção de defeitos que possam originar a parada ou um baixo rendimento dos equipamentos em operação. Esta prevenção é feita baseada em estudos estatísticos, estado do equipamento, local de instalação, condições elétricas que o suprem, dados fornecidos pelo fabricante (condições ótimas de funcionamento, pontos e periodicidade de lubrificação, etc.), entre outros.

Manutenção Preditiva é a atuação realizada com base em modificação de parâmetro de CONDIÇÃO ou DESEMPENHO, cujo acompanhamento obedece a uma sistemática. O objetivo deste tipo de manutenção é prevenir falhas nos equipamentos ou sistemas através de acompanhamento de parâmetros diversos, permitindo a operação contínua do equipamento pelo maior tempo possível.

Por fim, a Manutenção Detectiva é a atuação efetuada em sistemas de proteção buscando detectar FALHAS OCULTAS ou não perceptíveis ao pessoal de operação e manutenção. A identificação de falhas ocultas é primordial para garantir a confiabilidade. Em sistemas complexos, essas ações só devem ser levadas a efeito por pessoal da área de manutenção, com treinamento e habilitação para tal, assessorado pelo pessoal de operação. A principal diferença entre a manutenção preditiva e detectiva é o nível de automatização. Na manutenção preditiva faz-se necessário o diagnóstico a partir da medição de parâmetros; na manutenção detectiva, o diagnóstico é obtido de forma direta a partir do processamento das informações colhidas junto ao equipamento.

De uma forma ou de outra, a redução dos níveis de paradas indesejadas por manutenções não programadas fica extremamente reduzida. Contudo, para que você obtenha uma maior confiabilidade em seu equipamento é importante seguir todos os planos de manutenção contidos no manual de manutenção de seu equipamento.

Marcelo Bracco
Haulotte

ALEC NEWS –abril de 2013