Por que as notificações são importantes para a sua locadora?

Uma notificação é um aviso ou alerta sobre alguma ação ou situação, assim, em Sistemas de Informações, como por exemplo no SISTEMALOCAR, fazemos o uso de notificações para ALERTAR o usuário do sistema sobre ações ou situações. As notificações podem ser PASSIVAS ou ATIVAS.

Ou seja, as notificações passivas podem ser solicitadas pelo usuário do sistema enquanto que as notificações ativas são emitidas pelo sistema mesmo sem a solicitação do usuário. No SISTEMALOCAR podemos destacar algumas NOTIFICAÇÕES:

  1. No cadastro do cliente temos as notificações de campos de preenchimento obrigatório, de campos validados cujo preenchimento segue uma regra (CPF, CNPJ e CEP) e de duplicidade (CPF ou CNPJ já cadastrado).
  2. No cadastro de bens patrimoniados as notificações não permitem a duplicidade de patrimônios.
  3. Na operação de LOCAÇÃO temos a notificação de CLIENTE INATIVO, ou seja, quando o cliente é selecionado e ele está há mais de 60 dias sem locar, uma notificação é enviada para que os dados cadastrais do cliente sejam checados e atualizados se necessário.
  4. Na operação de LOCAÇÃO temos a notificação de CLIENTE BLOQUEADO, ou seja, se o STATUS do cliente foi alterado para BLOQUEADO por problemas cadastrais ou de inadimplência, uma notificação é enviada e apenas a senha do usuário administrador ou gerente pode liberar uma nova locação.
  5. Na operação de LOCAÇÃO temos a notificação de CLIENTE COM PENDÊNCIA FINANCEIRA, ou seja, se o cliente tem alguma fatura vencida no sistema há mais de 5 dias,  uma notificação é enviada e apenas a senha do usuário administrador ou gerente pode liberar uma nova locação.
  6. Na operação de LOCAÇÃO temos a notificação de SALDO, ou seja, no cadastro do cliente é possível cadastrar um LIMITE DE CRÉDITO e o SALDO é calculado pela fórmula: SALDO = limite de crédito – total de faturas em aberto – total de locações sem faturamento.
  7. Na operação de LOCAÇÃO temos a notificação de BEM NÃO DISPONÍVEL, onde o sistema não permite a locação de BENS PATRIMONIADOS JÁ LOCADOS, informando onde atualmente o bem se encontra.
  8. Na operação de LOCAÇÃO temos a notificação de BEM COM MANUTENÇÃO VENCIDA, ou seja, nos bens patrimoniados é possível controlar o tempo para manutenção preventiva e o tempo que o bem está sem manutenção.
  9. Na operação de LOCAÇÃO temos a notificação de ESTOQUE INSUFICIENTE, ou seja, os bens não patrimoniados são locados por quantidade e seu estoque controlado pelo sistema.
  10. Notificar quais os contratos (períodos de locação) estão vencendo é fundamental para realizar renovações ou devoluções.
  11. Notificar quais contratos foram devolvidos ou renovados e ainda não foram faturados permite um efetivo controle financeiro das locações.
  12. Receber notificações das faturas vencidas é muito importante e saber quais as faturas irão vencer permite também notificar o usuário e assim diminuir e até evitar a inadimplência.
  13. Finalmente, controlar suas despesas, com notificações de contas a pagar, evita o pagamento de multas e juros.