Por que usar um Sistema de Informação?

Em qualquer segmento profissional são necessários e fundamentais os processos de controle das atividades que movimentam o negócio. Em uma locadora de bens móveis (máquinas e equipamentos para a construção civil, estrutura para shows, containers, equipamentos médicos, entre outros) não poderia ser diferente.

Ou seja, tornam-se de extrema importância as ações que de alguma forma gerenciam a empresa e dentre estas podemos citar: controle efetivo dos clientes e seus locais de entrega; controle de estoque dos bens locáveis (ativos, inativos, locados e em manutenção); geração e acompanhamento dos contratos de locação (operações automatizadas de locação, renovação, substituição, devolução e faturamento); e controle das manutenções preventivas e corretivas.

Com certeza, cada locadora estabeleceu a forma como estes controles devem ser realizados. Em algumas situações utilizam-se anotações em papel, as antigas cadernetas e cadernos, em outras se fez um aprimoramento e adotou-se um editor de textos como o software Word. Tem-se ainda uma outra tentativa de informatização que faz uso de planilhas eletrônicas, através, por exemplo, do software Excel. Mas, todas as alternativas anteriores tornam-se insuficientes do ponto de vista dos resultados que se espera ou que se precisa, pois em sua totalidade tem-se apenas dados e não informações que podem apoiar a tomada de decisão dos processos gerenciais. Vamos a alguns exemplos:

  1. Um cliente precisa fazer uma nova locação. Como saber se ele tem faturas vencidas?
  2. Um cliente precisa saber a quantidade de bens locados e suas respectivas localizações, onde buscar estas informações?
  3. Como buscar os contratos que estão vencendo para proceder às renovações?
  4.  Onde estão fisicamente todos os bens locados de um determinado tipo?
  5. Quanto foi gasto com manutenções e quanto foi recebido de locações de um bem?
  6. Como saber o total locado em um período?
  7. Preciso usar uma estratégia para buscar os clientes que estão inativos, como saber a quanto tempo cada cliente está sem locar? Ou como saber quais os clientes que estão a mais de 60 dias sem locações?
  8. Ainda como estratégia de marketing, como contactar os clientes cujo total locado nos últimos 6 meses foi superior a um determinado valor e oferecer-lhes um desconto?
  9. Como saber quais os bens mais locados para decidir se será preciso adquirir mais unidades?

As respostas para as perguntas anteriores e para tantas outras podem ser facilmente encontradas em um Sistema de Gestão, também conhecido como Sistema de Informação. Sabe-se ainda que a implantação de um Sistema de Informação é uma decisão importante pois este fornecerá informações que apoiam a administração do negócio, aumentam a produtividade, diminuem perdas, reduzem custos e minimizam erros.

O SISTEMALOCAR é um Sistema de Gestão de Locadoras de Bens Móveis que foi desenvolvido em 2007/2008 por uma equipe de profissionais capacitados. No ano de 2008 esta ferramenta foi testada e registrada e desde então está sendo utilizada em locadoras de bens móveis, como por exemplo, equipamentos para construção civil, equipamentos médicos, palcos, containers, carros, banheiros químicos, entre outros.

É possível utilizar uma versão para testes por 30 dias, inteiramente GRÁTIS! Basta solicitar a senha por e-mail.