Substituição e controle de manutenções

Em algumas situações um bem locado precisa ser substituído e esta operação está disponível no SISTEMALOCAR.

É possível substituir bens patrimoniados e não patrimoniados.

Os dados do bem locado e do atual contrato onde ele está são apresentados, sendo também mostrado um quadro com os bens do mesmo tipo que estão disponíveis para substituição.

Para finalizar a substituição o usuário deve clicar sobre o bem que ficará no lugar do bem que está sendo substituído e a guia de manutenção que deve acompanhar o bem na oficina poderá ser impressa. Depois da guia de manutenção, o comprovante da substituição poderá ser impresso em duas vias.

Pode-se ainda cancelar uma substituição de bem e consultar as substituições realizadas em um contrato.

Controle de manutenções custeadas pela locadora

Quando um bem patrimoniado é cadastrado existe a possibilidade de registrar a quantidade de dias ou horas em que este precisa passar por manutenção. Assim, quando o bem é locado e devolvido, o sistema registra a quantidade de dias ou horas locadas e acrescenta em um campo que indica a quantidade de dias ou horas que o bem está sem manutenção.

Um bem tem manutenção vencida quando a quantidade de dias ou horas sem manutenção ultrapassar o valor registrado no campo tempo (dias ou horas) para manutenção. Um bem com manutenção vencida pode ser locado, o sistema apenas avisará sobre esta situação.

O SISTEMALOCAR permite realizar as seguintes operações: colocar um bem na manutenção, ou seja, o bem passará a ter o status M – Manutenção, não podendo ser selecionado para locação; devolver um bem para locação, ou seja, o bem passará a ter o status D – Disponível; e cadastrar manutenção em um bem disponível, em manutenção ou locado.

Quando um bem é colocado para manutenção uma guia pode ser impressa para que os mecânicos registrem as peças e serviços realizados.

Controle de manutenções custeadas pelos locatários

O SISTEMALOCAR permite confeccionar orçamentos de manutenções que ficam registrados e podem ser consultados ou impressos. Nos orçamentos existem os seguintes dados: dados do contrato, dados do bem locado, data do orçamento, observação e lista de peças e serviços a serem selecionados. Os valores das peças e dos serviços são trazidos do estoque e dos serviços cadastrados, mas podem ser alterados.

Quando um orçamento é incluído ele passa a ter o status ABERTO. Depois de incluído um orçamento pode ser consultado, impresso, encerrado, alterado e aprovado.

Quando um orçamento é cancelado ele passa a ter o status ENCERRADO e quando um orçamento é alterado ele passa a ter o status ENCERRADO e um novo orçamento será gerado com outro número. É possível ainda consultar e reimprimir orçamentos já existentes.

Quando um orçamento é APROVADO as seguintes operações são realizadas automaticamente pelo sistema: baixa no estoque das peças descritas no orçamento, lançamento das peças e serviços no bem que sofreu manutenção, lançamento da fatura para o cliente, alteração automática do status do orçamento para APROVADO.

A aprovação do orçamento pode ainda zerar a quantidade de dias ou horas sem manutenção.

Cadastro de peças

O SISTEMALOCAR possui um controle de estoque das peças que serão utilizadas nas manutenções preventivas e corretivas dos bens locáveis. O cadastro de peças permite a inclusão, alteração, consulta, cadastro de compra e cadastro de perda, além dos seguintes relatórios: geral do estoque, peças com estoque abaixo do estoque mínimo, de compras por peça e por período e de perdas por peça e por período.

No cadastro de uma peça é possível registrar os seguintes dados: descrição, status, estoque atual, estoque mínimo, estoque máximo, valor de compra, localização física (estante, andar e caixa), imagem da peça, bem locável a qual pertence, utilização e observação. 

Nas operações de alteração e consulta, o usuário digita a descrição e uma pré-seleção das peças vai aparecendo. Quando a peça procurada for localizada, o usuário deve clicar sobre a respectiva descrição para selecioná-la. 

Após a seleção da peça será possível alterar a descrição, o status, o valor, o estoque mínimo, o estoque máximo, a localização, a imagem, etc. O campo estoque atual só pode ser alterado pelo sistema através das operações de compra da peça ou através das operações de perda ou faturamento (utilização da peça em uma manutenção).

Cadastro de serviços

Existem alguns serviços que são realizados nos bens locáveis como manutenção preventiva e corretiva. O cadastro de serviços é composto pelas operações de inclusão, alteração e consulta de serviços. Estes serviços (exemplo, mão de obra de funilaria, limpeza, …) serão selecionados quando as manutenções forem realizadas e cadastradas nos bens locáveis.

Neste cadastro é possível registrar os seguintes dados: Descrição do serviço; Status (ativo ou inativo); Observação e Valor (que pode ser alterado no momento em que o serviço for realizado). 

Nas operações de alteração e consulta, o usuário digita a descrição e uma pré-seleção dos serviços vai aparecendo. Quando o serviço procurado for localizado, o usuário deve clicar sobre a respectiva descrição para selecioná-lo.

Cadastro de vistas explodidas

O cadastro de vistas explodidas é composto pelas operações de inclusão, alteração, exclusão e consulta de arquivos com qualquer extensão e que contenham desenhos e textos que representam graficamente a parte interna de um bem locável. 

São exemplos de vistas explodidas: um equipamento aberto com os códigos das peças, o desenho de um palco com todas as partes que o compõem, um croqui da parte interna de um container. Neste cadastro é possível registrar o nome do bem e associar este a um arquivo.